Pular para o conteúdo principal

Concurso EBSERH para novos servidores do HC/UFPR



                                   logo    
> COMUNICAÇÃO                                                                                                                                                                 > CONCURSO:  EBSERH - IBFC

Ebserh

Concurso para novos servidores do HC deve sair só em maio

Profissional: 
Flávio Daniel Tomasich
Data da Notícia: 
10/03/2015 - 23:00
Tipo: 
HC
Programa / Caderno: 
Corpo: 
Antônio More/Gazeta do Povo
Após adesão à Ebserh, instituição espera contar com novos funcionários a partir do segundo semestre. Repasse de recursos está condicionado às contratações
 
O contrato de adesão do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi assinado em outubro do ano passado com a promessa de que os benefícios seriam rapidamente sentidos tanto pela unidade quanto pelos usuários dos serviços de saúde prestados. Quatro meses depois, as mudanças ocorridas até o momento estão restritas ao âmbito administrativo, como reconfiguração do núcleo de governança e elaboração do planejamento estratégico a ser adotado nos próximos quatro anos.
 
A contratação de novos servidores, maior bandeira pró-adesão, deve acontecer mais para frente, possivelmente apenas a partir do segundo semestre. De acordo com o diretor-geral do HC, Flávio Tomasich, as 2.061 vagas já foram autorizadas e o edital já foi parcialmente definido em parceria entre o HC e a Ebserh. Agora, cabe à estatal licitar o concurso – a empresa a realizar a prova deve ser escolhida na primeira quinzena desse mês.
 
A estimativa é de que a prova seja realizada entre o fim de maio e o início de junho, para que as primeiras nomeações, em grupos de 80 servidores por mês, aconteçam a partir do segundo semestre de 2015 em um prazo de até dois anos. Só quando os novos servidores forem nomeados é que a Ebserh começa a repassar recursos para o HC, para manter o quadro funcional.
 
“Esse é o principal ganho advindo da adesão à Ebserh. O maior problema enfrentado pelo HC hoje é o quadro funcional defasado, principalmente nos setores de assistência à saúde. Com mais funcionários, aumentaremos nossa capacidade de assistência e conseguiremos quitar as dívidas da instituição”, disse Tomasich.
 
Mudanças
 
Outra mudança que deve impactar o usuário é a aglutinação do HC e da Maternidade Vitor Ferreira do Amaral em um só Complexo Hospitalar, ficando ambos sujeitos a uma mesma gestão. Com as duas maternidades em funcionamento, a capacidade de assistência é ampliada, explica Tomasich. “Também vamos criar um fluxo de entrada: casos de obstetrícia básica serão encaminhados para a Vitor Ferreira do Amaral; já casos de obstetrícia de alta complexidade vêm para o HC.” Novas linhas de cuidados, como o setor de psiquiatria e setor de assistência à drogadição, também devem ser implementadas.