MENSAGEM DA UNATEN; REFLEXÃO...


MENSAGEM DA UNATEN: UNIÃO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO PARANÁ.


HÁ MAIS DE VINTE ANOS A CATEGORIA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO PARANÁ, COM REFLEXO A NÍVEL NACIONAL, VEM SENDO DESVALORIZADA PERANTE A POPULAÇÃO,  AOS AGENTES PÚBLICOS E POLÍTICOS NAS ESFERAS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL.
ESSA DESVALORIZAÇÃO VEM CORROENDO E ADOECENDO OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM; PRINCIPALMENTE OS QUE LABORAM EM TURNOS INTERRUPTOS NOS ESTABELECIMENTOS E SERVIÇOS DE SAÚDE DO NOSSO ESTADO, PORQUE NÃO DIZER NO PAÍS.
OS MALES QUE CAUSAM ESTA DOR E O DESCRÉDITO AO PROFISSIONAL INSUBSTITUÍVEL NA ÁREA DE SAÚDE, SÃO DE RESPONSABILIDADE DAQUELES QUE DIZEM REPRESENTA - LOS ATRAVÉS DO SEU SILÊNCIO E OMISSÃO.
E É MUITO TRISTE O QUE AFIRMAREMOS AGORA! PORÉM O SILÊNCIO TEM QUE SER QUEBRADO.
VEJAMOS: A MAIORIA DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS E BENEFICENTES NO PAÍS REALIZAM PRESSÃO INCESSANTE JUNTO AOS PARLAMENTARES EM BRASÍLIA, CONTRA O PROJETO DE LEI QUE REDUZIRIA A JORNADA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PARA 30 HORAS SEMANAIS, ALEGANDO QUE ELES IRÃO QUEBRAR.

ESSES MESMOS HOSPITAIS EM SUA MAIORIA SÃO RESPONSÁVEIS POR ATRASOS NOS PAGAMENTOS, AUSÊNCIA DE DEPÓSITO DO FGTS, NÃO PAGAMENTO DO VALE ALIMENTAÇÃO FÉRIAS ENTRE OUTROS.

PORÉM VIVEM EM BRASÍLIA PRESSIONANDO OS DEPUTADOS E O GOVERNO FEDERAL PARA ANISTIA DA DÍVIDA, INCLUSIVE DE REFLEXOS DE VERBAS TRABALHISTAS. É ISTO MESMO MEUS CAROS; A ENFERMAGEM É CULPADA PELA DÍVIDA DESTES HOSPITAIS QUE NÃO CONSEGUEM PAGAR OS SALÁRIOS MISERÁVEIS DOS SEUS TRABALHADORES PARA SE MANTEREM EM PÉ, ACHANDO QUE A CATEGORIA DE ENFERMAGEM É FORMADA POR FREIRAS E PADRES QUE NÃO NECESSITAM TER UMA VIDA SOCIAL E NORMAL, QUE NÃO TEM FILHOS PARA CRIAR E EDUCAR, QUE NÃO TEM LUZ E ÁGUA PARA PAGAR E NÃO PRECISAM VESTIR E SE ALIMENTAR, AFINAL A CULTURA QUE CRIARAM SOBRE A ENFERMAGEM, É QUE ESTA CATEGORIA TEM UMA MISSÃO: QUE É A MISERICÓRDIA E A ABSTENÇÃO TOTAL AO APEGO MATERIAL, E QUE O VATICANO ASSUMIRIA NOSSA SOBREVIVÊNCIA.

‘’ ALGUÉM JÁ SE PERGUNTOU QUAL HOSPITAL OU ESTABELECIMENTO DE SAÚDE QUE FICARIA DE PÉ SEM NENHUM PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM.’’

VEJAM MEUS CAROS AGORA A POSIÇÃO DOS HOSPITAIS PRIVADOS: MUITOS DE NÓS COM CERTEZA JÁ OUVIRAM ESTA FRASE, ‘’ VOU DAR TANTOS % PARA TODOS TRABALHADORES, NOSSAS DESPESAS SÃO GRANDES E OS TEMPOS SÃO DIFÍCEIS. ’’ JÁ FAZ DÉCADAS QUE OS TEMPOS ESTÃO DIFÍCEIS PARA ELES.

VEJAMOS A ANÁLISE DOS EMPRESÁRIOS DA SAÚDE: A ENFERMAGEM É UMA CATEGORIA DESUNIDA E NÃO TEM REPRESENTAÇÃO SINDICAL PRÓPRIA E FORTE; PORTANTO NEM SE QUER TEM O CONHECIMENTO DO SEU POTENCIAL DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE SEJA ELA PÚBLICA OU PRIVADA, ATÉ PORQUE TRABALHA DE FORMA INCESSANTE E É COBRADA CONSTANTEMENTE NÃO TENDO TEMPO PARA PENSAR.

E O QUE  NÓS TEMOS A DIZER: ORA MEUS COLEGAS NÃO PRECISAMOS DIZER UMA PALAVRA SOBRE ISSO, BASTA OLHAR! OU SERÁ QUE NINGUÉM NOTOU QUE OS HOSPITAIS PRIVADOS AUMENTAM SUA ESTRUTURA FÍSICA, AUMENTAM SEU NÚMERO DE LEITOS PARTICULARES, ESTÃO EM CONSTANTE REFORMA E AMPLIAÇÃO, ISTO QUANDO NÃO VEMOS OUTROS HOSPITAIS SEREM CONSTRUÍDOS EM NOSSO ESTADO; SERÁ QUE FAZEM TUDO ISSO POR QUE OS TEMPOS ESTÃO DIFÍCEIS PARA ELES? NÃO! É PORQUE ELES TÊM UMA MÃO DE OBRA PRECIOSA, INSUBSTITUÍVEL E ALTAMENTE CAPACITADA E BARATA; QUE CUSTAM EM MÉDIA PARA ELES R$ 49 REAIS POR DIA ( AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM ), NENHUMA UMA DIARISTA SAIRIA DE CASA POR ESTE VALOR.
PORTANTO MEUS CAROS, DIANTE DA INDIGNAÇÃO A ESTA SITUAÇÃO; SOMOS PARTES DA FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO  ESTADO DO  PARANÁ.

'’ UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO.’’
ASS: UNIÃO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO PARANÁ.